sábado, 7 de março de 2009

Acompanhamento Holístico para Gestantes



A gestação de um filho deveria ser considerada por todos como o momento mais sagrado e sublime de uma mulher. Conceber uma criança, ficar grávida, dar à luz e maternidade são processos que fazem parte da vida sexual e espiritual da mulher, fundamentando-se na manifestação natural e ininterrupta de de uma série de acontecimentos fisiológicos. Temos todas as condições necessárias para retomarmos uma ligação com nossa herança feminina primitiva ao reeducar nossos corpos com os hábitos, os movimentos e as posturas instintivos para a mulher que gera um bebê. Na gravidez a tendência geral do organismo é melhorar a saúde e vitalidade, sendo uma oportunidade única para a mulher explorar seu próprio corpo.

Estamos agora iniciando a descoberta dos efeitos destrutivos, algumas vezes de longa duração, na relação entre mãe, seu bebê e sua família, de se tratar as parturientes simplesmente como se fossem contêineres que precisam ser esvaziadas dos seus conteúdos e de se concentrar a atenção em um bando de músculos e em um canal de parto, no lugar de tratar e cuidar da pessoa dentro da qual o útero e a vagina estão contidos(...). O modo como nossas mulheres dão à luz é importante para todos nós pois tem tudo a ver com o tipo de sociedade dentro da qual queremos viver, a importância da chegada de um novo ser e o surgimento de uma nova família.” (Sheila Kitzinger)

O preparo do próprio corpo e da mente é a melhor preparação para o parto. Este preparo deve objetivar, principalmente, a conexão da mulher consigo mesma, o contato com a sua natureza feminina mais selvagem e instintiva, buscando o encontro com seu passado ancestral, com a força da criação que existe em todas as mulheres.

O processo de gravidez altera profundamente os fatores biológicos, psicológicos e emocionais da mulher. A preparação consciente para a gestação, para o parto e para o nascimento tem o objetivo de levar para a mulher e o casal, o conhecimento dessas transformações, aprendendo a conviver e a tirar o melhor proveito delas.

O Yoga considera cada indivíduo um ser integral e único, aonde corpo, mente e alma não devem ser desassociados, e sim unidos e, quando preciso, tratados e analisados de maneira ampla. Fatores físicos, mentais e emocionais são tão importantes para a gestante, quanto a saúde perfeita dela e do bebê. Esta visão holística é premissa básica para que nossa sociedade atual possa sair do estado caótico em que se encontra e busque equilíbrio e harmonia em todos os aspectos. Dessa forma, a maneira de se conceber, gerar, dar à luz e criar um novo ser, é de vital importância para a mudança e evolução de nossa espécie.

Durante a gestação a mulher tem a oportunidade de redescobrir uma sabedoria inata, que já existe dentro de cada um, necessitando apenas ser despertada. Todos nós, homens ou mulheres, já tivemos o privilégio de viver no útero de nossas mães e de atravessar o canal do parto ou de sermos retirados por meio de uma cesárea. Estas experiências certamente estão gravadas em nosso inconsciente e um verdadeiro renascimento pode ocorrer durante o nascimento de um filho.


Espiritualmente, pode-se aprender a confiar no mistério, a enfrentar o desconhecido e a cultivar o amor que, mesmo por um instante, esteve presente entre homem e mulher, gerando uma nova vida. Desta forma, entra-se em contato com a força infinita do universo.


O Acompanhamento Holístico para Gestantes visa, principalmente, preparar a mulher para a gestação, parto e pós-parto, a fim de que estes momentos especiais possam ser vivenciados com sabedoria, harmonia e prazer, através das práticas e estudos de:


  • Yoga (para cada período gestacional)
  • Meditações
  • Visualizações criativas
  • Massagem e automassagem
  • Técnicas de relaxamento
  • Exercícios respiratórios
  • Sexualidade e instinto
  • Preparação para o parto (técnicas)
  • Educação pré-natal
  • Pós-parto: cuidados e exercícios
  • A chegada do bebê - primeiros cuidados
  • Shantala - Massagem para bebês
  • Amamentação
  • Yoga baby




2 Comentários:

Laila Zancanella disse...

Realmente é brilhhante essa idéia de dar assistência á grávidas, principalmente quando é o primeiro filho chegando. Adorei! Irei ter o enorme prazer de participar do acompanhamento, e interagir com você, tenho certeza que aprenderei muito com isso. Obrigada Julia, Bjos

Laila Zancanella disse...

Realmente é brilhante essa idéia de dar assistência á grávidas, especialmente quando é a primeira gestação. Adorei! Terei o prazer de participar do acomopanhamento e interagir com você, tenho certeeza que irei adquirir muitos conhecimentos. Obrigada Julia, bjOs Laila ZM e Nenem.

Postar um comentário


Dúvidas, sugestões...

Nome
Seu Email
Assunto
Mensagem
Digite :

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO