domingo, 8 de março de 2009

Yoga Baby



Yoga Baby é uma modalidade de Yoga que surgiu, no ocidente, no final da década de noventa, mas de forma tradicional, vem sendo praticada há milênios por aquelas famílias indianas que incorporam em seu dia-a-dia a prática do Yoga e do Áyurveda. A modalidade consiste em um conjunto de técnicas clássicas do Hatha Yoga como ásanas, pránáyámas e meditação bem como técnicas do Áyurveda em conjunto com o bebê.

O Yoga, conforme conhecido atualmente no ocidente, atinge inúmeras áreas diferentes. Embora todas estas áreas tratem dos benefícios físicos, emocionais e espirituais de seus praticantes, poucas se concentram nas necessidades específicas das mulheres. Assim, no campo do Yoga, recentemente tem havido uma revolução feminina, e esta modalidade que se tornou conhecida como Yoga Baby faz parte, de certa maneira, desta revolução.

Benefícios para a mamãe

Para a mãe, a prática do Yoga Baby traz flexibilidade, proporciona o alongamento, ajuda seu corpo a recuperar-se do pós-parto e suportar a exigência do cuidado integral do bebê.

Físicamente, este trabalho irá proporcionar o fortalecimento da musculatura do corpo todo, com atenção especial para o abdômen, pernas, músculos da região das costas, região inferior da pélvis (baixo ventre). Melhora a postura, alivia as dores na coluna e braços por levantar, amamentar e carregar o bebê no colo, aumentando, assim, a resistência e força, proporcionando uma sensação de bem-estar, através da redução das tensões e do equilíbrio hormonal e psico-emocional. Como trabalha muito com a respiração, o Yoga ajuda a lidar com as emoções, diminuindo quase que por completo a possibilidade de uma depressão pós-parto, para que a mulher possa desfrutar plenamente desta importante fase de sua vida.

Benefícios para o bebê

Para o bebê, o Yoga Baby estimula a flexibilidade natural, acalma, proporcionando um sono mais fácil e profundo, além de prevenir cólicas. Um dos objetivos principais do Yoga Baby é o desenvolvimento psicomotor dos bebês, mas a prática também ajuda a estreitar o vínculo afetivo e a aumentar a sensação de segurança e de confiança com sua mamãe, construindo assim, desde cedo, as sólidas bases para um crescimento saudável, livre de traumas, medos e bloqueios.

As mães descobrem novas fórmulas de estimular o desenvolvimento físico, mental, emocional e social do seu filho desde o primeiro mês de vida. O bebê saudável de hoje será a criança e o adolescente saudável de amanhã, e este, por sua vez, o adulto saudável do futuro.

Mantras

Na prática de Yoga Baby existe a vocalização de mantras e o uso de técnicas de relaxamento para ajudar a descansar e “recarregar as baterias” rapidamente, pois muitas vezes existe a dificuldade de dormir uma noite inteira por alguns meses. Este relaxamento (yoganidrá), é o momento de assimilar os efeitos de toda a prática e mais uma oportunidade da mamãe e do bebê de criarem uma conexão mais profunda, aumentando os laços de amor.

ATENÇÃO: O Yoga Baby deve ser praticado com orientação de um profissional qualificado, que ajudará a restabelecer a rotina apropriada para a mamãe e seu bebê.



1 Comentário:

Anônimo disse...

Bom dia! Ma'lika , gostaria de saber se vc faz curso on-line de Yoga Baby...já fiz com vc o de gestante e adorei! obgda. Débora (debora.terapeuta@hotmail.com)

Postar um comentário


Dúvidas, sugestões...

Nome
Seu Email
Assunto
Mensagem
Digite :

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO