Yoga para Gestantes
A Gestação é, sem dúvidas, o momento mais Divino e Sagrado na vida de uma mulher. No entanto, devido à correria do dia-a-dia e a um sistema que tenta, a todo custo, mecanizar o ser humano, a gravidez vem sendo tratada quase que como uma doença, e todo o sentido que esta fase representa, vêm perdendo espaço.
Na contramão desta tendência, encontramos na prática do Yoga uma forma de integrarmos nosso corpo, nossas mentes e almas, de forma à reencontrarmos nossa essência, e despertamos o Poder Feminino que existe em todas as mulheres, e que tem a oportunidade, muitas vezes única, de aflorar neste período tão belo que é a gestação.
Assim, temos a possibilidade de nos tornarmos muito mais belas e radiantes, absorvendo energia vital, que agora circula com mais intensidade em nosso corpo sutil. Muitas mulheres se sentem mal durante a gestação, porque não conseguem canalizar toda esta energia em seu benefício.
Bloqueios, tensões e traumas antigos vão se dissipando, e no momento do parto acontece a grande catarse, uma transformação intensa em nosso ser, ao contemplarmos e vivenciarmos o grande poder criativo da natureza em nós.

Há um grande alívio para dores na coluna, outro problema muito comum durante a gravidez; fortalecimento do assoalho pélvico, outro ponto importante, pois é ele que sustenta o peso da gravidez e é pôr onde o bebê vai nascer. Com o assoalho pélvico fortalecido a gestante evita o problema de incontinência urinária no final da gestação e a ruptura do períneo durante o trabalho de parto.
As emoções tentem a fugir do controle pelo alto nível de irregularidade hormonal no corpo da gestante. A prática do Yoga equilibra o sistema endócrino regulando a taxa hormonal na gestante, preparando o corpo, as emoções e a mente para o trabalho de parto, trazendo mais tranqüilidade para todos à sua volta e, principalmente ao bebê.
Os benefícios mentais ocasionados pela prática dos ásanas, relaxamento e meditação faz com que a mulher tome uma consciência maior do bebê crescendo dentro dela. Desta forma, muitos exercícios e visualizações são realizados para estimular um contato maior com a vida intra-uterina, pois o bebê sente todas as emoções e vibrações da mãe. Sempre trabalhamos com visualizações positivas, como a mentalização de que tudo vai correr bem na gravidez e no parto, que o bebê vai nascer saudável e que ela vai amamentar com facilidade.
As vantagens no parto e pós-parto são inúmeras, e podemos afirmar que no parto normal o assoalho pélvico estará fortalecido, a abertura pélvica mais preparada e também, pela musculatura da gestante ser trabalhada gradativamente, ela desenvolverá uma força física que será muito útil durante o trabalho de parto. Mesmo que seja necessária uma cesariana, a gestante vai para o centro cirúrgico com mais controle sobre as sua emoções.
Independente do tipo de parto realizado, as pesquisa demonstram que a recuperação da mulher no pós-parto é geralmente melhor para aquelas que praticaram Yoga durante a gestação – principalmente no que diz respeito à volta do corpo de antes!
Nossas aulas são personalizadas, com no máximo duas alunas por turma, seguindo cada fase da gestação, e embasadas pela sabedoria milenar da medicina ayurvédica. Mais informações: malika_yoga@hotmail.com
Postar um comentário