sábado, 7 de março de 2009

Yoga para Gestantes




A Gestação é, sem dúvidas, o momento mais Divino e Sagrado na vida de uma mulher. No entanto, devido à correria do dia-a-dia e a um sistema que tenta, a todo custo, mecanizar o ser humano, a gravidez vem sendo tratada quase que como uma doença, e todo o sentido que esta fase representa, vêm perdendo espaço.

Na contramão desta tendência, encontramos na prática do Yoga uma forma de integrarmos nosso corpo, nossas mentes e almas, de forma à reencontrarmos nossa essência, e despertamos o Poder Feminino que existe em todas as mulheres, e que tem a oportunidade, muitas vezes única, de aflorar neste período tão belo que é a gestação.

Assim, temos a possibilidade de nos tornarmos muito mais belas e radiantes, absorvendo energia vital, que agora circula com mais intensidade em nosso corpo sutil. Muitas mulheres se sentem mal durante a gestação, porque não conseguem canalizar toda esta energia em seu benefício.

Bloqueios, tensões e traumas antigos vão se dissipando, e no momento do parto acontece a grande catarse, uma transformação intensa em nosso ser, ao contemplarmos e vivenciarmos o grande poder criativo da natureza em nós.

Fisicamente, o Yoga relaxa a mente e o corpo, aumenta a imunidade, alivia e previne a prisão de ventre e os gases – muito comuns na gravidez –, melhora a circulação sangüínea – o que é de vital importância pois há um aumento acentuado de sangue circulante na gestação – evitando dormência, cãibras, inchaço e até varizes. Mãe e bebê são oxigenados com mais energia vital pela respiração consciente ensinada pela prática do Yoga, além do quê os pránáyámas (exercícios respiratórios para expansão da energia vital) são muito importantes para o autocontrole emocional, beneficiando a mulher durante toda gestação e parto, proporcionando maior oxigenação na formação cerebral do bebê, o que fará com que ele apresente características especiais quando criança, como inteligência aguçada e criatividade abundante.
Há um grande alívio para dores na coluna, outro problema muito comum durante a gravidez; fortalecimento do assoalho pélvico, outro ponto importante, pois é ele que sustenta o peso da gravidez e é pôr onde o bebê vai nascer. Com o assoalho pélvico fortalecido a gestante evita o problema de incontinência urinária no final da gestação e a ruptura do períneo durante o trabalho de parto.

As emoções tentem a fugir do controle pelo alto nível de irregularidade hormonal no corpo da gestante. A prática do Yoga equilibra o sistema endócrino regulando a taxa hormonal na gestante, preparando o corpo, as emoções e a mente para o trabalho de parto, trazendo mais tranqüilidade para todos à sua volta e, principalmente ao bebê.

Os benefícios mentais ocasionados pela prática dos ásanas, relaxamento e meditação faz com que a mulher tome uma consciência maior do bebê crescendo dentro dela. Desta forma, muitos exercícios e visualizações são realizados para estimular um contato maior com a vida intra-uterina, pois o bebê sente todas as emoções e vibrações da mãe. Sempre trabalhamos com visualizações positivas, como a mentalização de que tudo vai correr bem na gravidez e no parto, que o bebê vai nascer saudável e que ela vai amamentar com facilidade.

As vantagens no parto e pós-parto são inúmeras, e podemos afirmar que no parto normal o assoalho pélvico estará fortalecido, a abertura pélvica mais preparada e também, pela musculatura da gestante ser trabalhada gradativamente, ela desenvolverá uma força física que será muito útil durante o trabalho de parto. Mesmo que seja necessária uma cesariana, a gestante vai para o centro cirúrgico com mais controle sobre as sua emoções.

Independente do tipo de parto realizado, as pesquisa demonstram que a recuperação da mulher no pós-parto é geralmente melhor para aquelas que praticaram Yoga durante a gestação – principalmente no que diz respeito à volta do corpo de antes!

Nossas aulas são personalizadas, com no máximo duas alunas por turma, seguindo  cada fase da gestação,  e embasadas pela sabedoria milenar da medicina ayurvédica. Mais informações: malika_yoga@hotmail.com

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